Resíduos de Cana-de-açúcar no manejo de solo.

por | 26 nov, 2020 | Agrotécnico

O manejo de solo da cana-de-açúcar é fundamental para alcançar um alto desempenho no canavial. Apresentamos alguns pontos importantes neste texto.

Entende-se como manejo de solo toda atividade aplicada ao sistema solo-planta, com o intuito de aumentar a produtividade agrícola e provocar o menor impacto ambiental possível.

Quanto ao manejo de solo em cana-de-açúcar, o solo é submetido à cultivos intensivos, tendendo a perder a sua estrutura original, diminuindo a quantidade de macroporos que influenciam na retenção e disponibilidade de água necessários para o desenvolvimento da planta.

Assim, as práticas de manejo de solo devem levar em consideração a atenuação ou a eliminação dos fatores limitantes ao bom desenvolvimento da cultura.

A adoção de sistemas de cultivo que aumentem o teor de matéria orgânica do solo contribuem para o aumento da formação e estabilidade de agregados que favorecem a qualidade do solo.

A dinâmica da matéria orgânica no solo em cana-de-açúcar

A matéria orgânica do solo é constituída por compostos de carbono orgânico em diferentes graus de associação a partir da decomposição de resíduos vegetais e animais juntamente com as fases minerais do solo. Como resultado das forças de aproximação e cimentação de partículas orgânicas e minerais no solo, ocorre o processo de agregação do solo.

O carbono orgânico do solo é considerado o principal agente que contribui na estabilização de agregados no solo e com isso a matéria orgânica é um fator importante na agregação do solo pois atua como agente cimentante formando complexos que favorecem a estruturação do solo e a disponibilidade de nutrientes para a planta de acordo com a atividade biológica do solo.

No setor sucroenergético, notamos que as usinas estão aprimorando a utilização dos subprodutos derivados dos processos industriais pelos quais a cana-de-açúcar é submetida para a geração de açúcar e etanol como por exemplo a vinhaça e a torta de filtro. Existem diversos estudos que comprovam os resultados benéficos obtidos na produtividade agrícola associado à economia dos adubos minerais e alterações positivas nos atributos físicos, químicos e biológicos do solo.

Utilização de resíduos na lavoura

O Brasil é considerado o país mais desenvolvido em relação à utilização de resíduos da indústria nos canaviais. 

Vinhaça

A vinhaça é um resíduo líquido, escuro, rico em matéria orgânica e nutrientes e é utilizada principalmente nas soqueiras, devido à época em que é produzida na agroindústria, fornecendo principalmente K2O e parte do nitrogênio necessários à cana. 

A origem deste material pode ser derivado da produção de álcool ou da fermentação do melaço, resíduo da fabricação do açúcar.

A produção de álcool pode gerar, a cada litro, entre de 10 a 13 litros de vinhaça, podendo variar conforme a origem do material vegetal, de acordo com a Embrapa. Já a vinhaça proveniente da fermentação do caldo de cana possui uma diferença em maiores concentrações de componentes minerais. 

Composição química de vinhaças conforme o tipo de mosto.
(1) DBO: Demanda bioquímica de oxigênio.
(2) DQO: Demanda química de oxigênio.
Fonte: Marques (2006).

Nas unidades agroindustriais de produção de cana-de-açúcar, a vinhaça é aplicada nas áreas cultivadas, possibilitando além do destino ao efluente gerado, o aumento no teor de água e minerais do solo.

   Aplicação de vinhaça via fertirrigação na cultura da cana-de-açúcar. Fonte: Revista Rpa    News.
   Aplicação de vinhaça via fertirrigação na cultura da cana-de-açúcar. Fonte: Revista Rpa    News.

A aplicação de vinhaça em doses adequadas pode oferecer muitas vantagens com :

  • melhoria das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo;
  • aumento da matéria orgânica e microflora do solo;
  • facilita a mineralização do nitrogênio;
  • melhoria nas condições gerais de fertilidade do solo;
  • aumento do poder de retenção de água;
  • aumento da produtividade da cana.

Fonte : O USO ADEQUADO DE SUBPRODUTOS DA AGROINDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA, TOLFO et all.

Torta de Filtro

A torta de filtro também apresenta alto teor de fósforo, cálcio e micronutrientes proporcionando além da reutilização sustentável desses subprodutos, a redução do impacto ambiental e diminuição de custos durante a produção. A forma mais destinada para o uso deste subproduto, é através da fertirrigação ou lançamento direto na vala onde ocorre o plantio. 

Aplicação de torta de filtro em soqueira na cana de açúcar. Fonte Cana online. canaonline.com.br

Os componentes orgânicos presentes na torta de filtro e na vinhaça trazem alguns benefícios à cana-de-açúcar quando aplicada na plantação como fertilizante, diminuindo os impactos de lixiviação dos minerais, influenciando em uma melhor capacidade de retenção de água e dessa forma proporcionando condições físicas, químicas e biológicas para o solo.

Conclusão

A utilização dos resíduos da indústria da cana-de-açúcar é uma saída econômica que pode ajudar a minimizar custos de produção, quando tais opções são exploradas de forma consciente e com o devido alinhamento técnico de cada forma de uso.

Vimos neste texto que as opções entre torta de filtro e vinhaça, por exemplo, podem ser utilizadas para o solo pois, um solo bem estruturado, com manutenção de matéria orgânica e quantidade de nutrientes adequada para o desenvolvimento da cana, são fatores-chaves na determinação de altas produtividades e melhoria do sistema solo-planta na cultura da cana-de-açúcar.

Elaboração do artigo: Yasmin Uchino Orioli, Equipe Agrotécnico , Engenheira Agrônoma pela Unesp Jaboticabal, atualmente no Centro de Inovação Tecnológica da Fertiláqua.

Gostou do texto? Tem mais dicas sobre especialização no agro? Adoraria ver o seu comentário abaixo!

Agrotécnico: Inovação e Tecnologia para o Agronegócio

Acesse conteúdos exclusivos sobre as soluções que estão transformando o campo. Aumente a produtividade e sustentabilidade com insights e ferramentas para o setor agrícola.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Biocontrole na Agricultura

Biocontrole na Agricultura

O biocontrole, uma prática agrícola que se concentra na utilização de organismos vivos para controlar pragas ou doenças de plantas, está ganhando destaque no cenário agrícola global. Considerado uma alternativa sustentável aos pesticidas químicos tradicionais, o...

Estresse Abiótico e a Liberação de Exsudatos

Estresse Abiótico e a Liberação de Exsudatos

Imagine um mundo invisível, mas repleto de vida e interações dinâmicas. Esse é o mundo solo-planta, onde ocorre uma contínua troca de informações e substâncias. A cada dia, raízes secretam exudatos, moléculas críticas que ajudam as plantas a comunicar, nutrir e...

Função das Antocianinas nas Plantas

Função das Antocianinas nas Plantas

As antocianinas são pigmentos naturais encontrados em plantas, responsáveis por uma ampla gama de cores do vermelho ao azul em flores, frutas e folhas. Essas cores vibrantes atraem polinizadores e auxiliares na dispersão das sementes, desempenhando um papel...